A VERDADE NA INTERNET – OS DONOS DA VERDADE


A verdade está sendo oprimida na internet, hoje quando você lê um post, deve procurar a veracidade do mesmo em sites seguros, pois os sites de Fake News (notícias falsas) andam se espalhando e gerando empregos para pessoas viverem de mentiras. Hoje as pessoas perderam o controle e esquecem a verdade, publicam qualquer coisa e replicam aos amigos sem saber se é realmente verdade.

Um exemplo é nossa política, a verdade verdadeira jamais saberemos, pois se eu não gosto do candidato A, vou postar que ele não presta e vou favorecer o B e viralizo na internet, pronto consegui fazer o candidato B o bom da história. Apenas um exemplo, não estou citando nenhum candidato.

Hoje as pessoas não estão acreditando na verdade, divulgam e compartilham o que querem sem se preocupar com o próximo, é a industrialização da notícia, seja verdadeira ou falsa, mas a noticia existe e vamos compartilhar.

Um exemplo de mentiras na internet é o caso de Donald Trump, o secretário de imprensa disse que a posse de Trump tinha sido a mais concorrida da história dos EUA, foi confrontado com fotos , desmentido, pois foi uma das menos concorridas.

A verdade é verdade e a mentira é mentira, tudo depende de como e quem está contando, e sempre existe a verdade verdadeira, aquela que ninguém contou.

Quando professora no ano de 2009 vendo nas redes sociais posts de pessoas felizes sobre a Copa do Mundo e Olimpíadas serem no Brasil, eu disse algumas coisas em sala de aula, onde fui muito criticada pelos alunos.

A primeira dita foi sobre a Copa do Mundo e as Olimpíadas que iriam deixar o Brasil e principalmente o Rio de Janeiro sem dinheiro. Eu disse que tanto uma como a outra iriam gerar obras monumentais que não iriam beneficiar em nada nosso País e que o Rio de Janeiro iria cair, com roubos que fariam nas Olimpíadas, dinheiro ganho pelo governo em obras faraônicas. Fui muito criticada, disseram que teriam legados, geração de empregos, etc etc etc. A geração de empregos foi gerada sim, a prefeitura buscando voluntários para trabalhar (gratuitamente), após ter gasto milhões em obras. Enfim, a minha previsão deu certo. A outra afirmação foi sobre a nova geração Google, que falo no parágrafo abaixo.

A nova geração deixou de questionar, deixou de problematizar, eles acreditam fielmente no Google, qualquer dúvida eles pesquisam e dão a resposta rapidamente, se tornaram melhores que médicos, engenheiros, advogados, qualquer profissional que deu sua vida em estudos, pós e mestrado. Um dia em minha aula na Universidade citei isso aos alunos e muitos ficaram muito chateados comigo, mas é a verdade, estamos vivendo uma geração Googleótica (expressão minha para fanáticos por Google), tem o Google como verdade e nada muda sua opinião, o que será destes jovens?

Na internet, qualquer pessoa com ou sem qualificação pode acessar o Wikipédia e alterar o que está escrito, outras pessoas vão consultar e irão aceitar o que está escrito como verdade, porque acreditam no que está escrito. Hoje em dia as pessoas se acomodaram na internet e deixaram de verificar a verdade, deixaram de problematizar e ver em outros meios de comunicação, como jornais, revistas, TV, rádio e outros meios sérios que jamais irão divulgar algo que não esteja comprovada a verdade, pois um processo por calúnia em uma empresa de grande porte é fatal, acabando com a credibilidade junto ao seu público.

Hoje na internet achamos um determinado assunto como "Abacate faz bem" ou "Farinha de Trigo faz mal", você irá encontrar mais de 10 ou 20 posições que aceitam como verdade e posições contrárias, a verdade será aquela que você irá pesquisar com profissionais da área e se certificar, pois muitas vezes a fonte de informação se perde meio a tantos compartilhamentos e no meio do caminho o que foi escrito pode ter sido modificado por várias pessoas, qual é a verdade?

Checar a verdade dá muito trabalho, você deve ir pesquisando o assunto para se certificar, fica muito mais cômodo e mais prático (o mundo hoje é feito de praticidade) você aceitar e pronto. Lembrando que a tecnologia pode divulgar a verdade e a mentira, o computador, celular, Ipad e outros meios de comunicação para internautas são máquinas movidas pela nossa inteligência.

Muitos poderão questionar: "E a liberdade de expressão?". Sim liberdade de expressão todos temos que ter, mas a liberdade significa você dar a sua opinião, com embasamento, comprovando o que postaram e com isso mostrando o que você pensa, não falar ou escrever algo acreditando no que outras pessoas, talvez despreparadas, imponham para você.

Este texto preparei para mostrar que a internet, as redes sociais, tudo que é tecnológico é maravilhoso, mas tudo deve ser ponderado entre o certo e o errado, o verdadeiro e o falso, entre o bem e o mal, tomar cuidado com o que falamos, às vezes uma palavra errada, uma mentira que julgamos verdadeira pode prejudicar uma pessoa para o resto da vida. Cuidado com as palavras, como dizem: "O falador passa mal".

Cuidado, não seja o DONO DA VERDADE, volto a repetir o que sempre disse aos meus alunos, busquem a verdade, pensem e expressem o seu pensamento, não o pensamento de pessoas que postam sem embasamento. Crie o seu legado cultural na internet, poste a verdade por você concluída e ajude para que sejam viralizadas postagens com conteúdo.

Solange Bighetti - Presidente do Instituto Dominus, diretora executiva da Zeus Produtora, captadora de recursos na Consultoria Cultural, parecerista do Ministério da Cultura, consultora em elaboração de projetos e leis de incentivo à cultura, produtora executiva em diversos projetos, especialista com MBA em Produção Cultural pela ABGC Associação Brasileira de Gestão Cultural - Universidade Cândido Mendes, ex professora do curso de Graduação de Produção Cultural da Universidade Candido Mendes e conselheira da Associação Amigos do Museu Antonio Parreiras - Governo do Estado do Rio de Janeiro.

#SolangeBighetti #VerdadenaInternet #ConsultoriaCultural #Zeus

214 visualizações

© 2017 por Zeus Negócios.

Siga em nossas redes sociais
  • Instagram
  • Facebook ícone social